A história do futebol – o começo
Por: Jaílson Trindade
18/07/2025

O futebol é um esporte incrível, ele consegue estabelecer e extrair nuances que nenhum outro esporte é capaz de apresentar. Entre elas, a imprevisibilidade de uma partida de futebol seja um dos pontos que o torna mais atraente e apaixonante, ou seja, nunca se tem certeza que o time mais ‘forte’ vencerá o mais ‘fraco’.

Além de outros atrativos, é esse esporte que é capaz de parar em frente de uma televisão, cerca de 1,5 bilhão de pessoas assistirem a uma final da Copa do Mundo de 2018, entre Argentina e França. E, também capaz de interromper um conflito, quando Pelé "parou uma guerra" em 1969, durante uma excursão do Santos Futebol Clube pela Nigéria. Mas, afinal de contas como e onde nasceu o futebol? Bom, agora está na hora de conhecer as origens desse esporte incrível. Vamos lá!

Apesar de conhecermos a Inglaterra como o marco inicial da criação do futebol. Temos que ter o conhecimento que até chegar ao futebol que conhecemos hoje, esse esporte fez parte de uma grande odisseia composta por muitas adaptações e transformações.

Os primeiros exemplos conhecidos de um jogo de equipe envolvendo uma bola, feita de pedra, ocorreram em antigas culturas mesoamericanas há mais de 3.000 anos. Foi praticado pelos astecas, chamados Tchatali, embora várias versões do jogo tenham se espalhado por grandes regiões. Em algumas ocasiões rituais, a bola simbolizava o sol e o capitão do time perdedor era sacrificado aos deuses. Uma característica única das versões mesoamericanas do jogo de bola era uma bola quicando feita de borracha – nenhuma outra cultura antiga tinha acesso à borracha.

As literaturas apontam também em outras regiões ao redor do mundo, da existência de disputas envolvendo uma bola. Como foi o caso, na China nos séculos III e II a.C, sob o nome de cuju. era jogado com uma bola redonda de couro costurado com pelo ou penas dentro; com aborígenes australianos que, de acordo com emigrantes brancos no século XIX, era um jogo de bola que envolvia principalmente chutes. A bola era feita de folhas ou raízes encapsuladas. Houve relatos também na Grécia Antiga, onde a bola era feita de pedaços de couro preenchidos com pelos. Os primeiros documentos de bolas preenchidas com ar datam do século VII.

Por conta da violência em que as partidas eram disputadas em áreas urbanas da Europa, provocando danos às cidades e até mortes de participantes, o futebol chegou a ser proibido por alguns séculos. Mas os jogos semelhantes ao futebol retornariam às ruas de Londres no século XVII. Seriam proibidos novamente em 1835, mas nessa época o jogo já havia sido estabelecido nas escolas públicas inglesas.

Nesse período nas escolas Londrinas, ainda não havia uma distinção exata entre o futebol e o Rúgbi. Havia também muitas variações quanto ao tamanho da bola, ao número de jogadores e à duração da partida. No Rúgbi, as regras incluíam a possibilidade de pegar a bola com as mãos. Entretanto, mais precisamente na cidade inglesa de Eton, era praticado uma modalidade que era utilizado exclusivamente com os pés, onde pode ser considerado como o marco inicial da criação do futebol, que é jogado hoje. O jogo no Rúgbi era chamado de "jogo de corrida", enquanto o jogo em Eton era chamado de "jogo de drible".

Os primeiros clubes eram frequentemente formados por ex-alunos de escolas, e o primeiro desse tipo foi fundado em Sheffield, em 1855. O mais antigo entre os clubes profissionais de futebol é o clube inglês Notts County, fundado em 1862 e que existe até hoje.

Nas décadas de 20 e 30 do século passado foram realizados em São Paulo anualmente os jogos Pretos vs Brancos, que reuniam jogadores exclusivamente destas raças em lados opostos. Hoje, brancos e negros convivem no mesmo ambiente, mesmo que haja ainda muitos casos de racismo.

Como em muitos outros esportes, o homem branco sempre foi predominante por muito tempo. Na Grã-Bretanha, Andrew Watson é conhecido por ser o primeiro jogador negro, tendo jogado no clube escocês Queen's Park na década de 1880.

O futebol foi estabelecido em nosso país, através do inglês Charles Miller que chegou ao Brasil em 1894 e trouxe o futebol para São Paulo. O primeiro time de futebol criado no Brasil foi o São Paulo Athletic Club (SPAC), fundado em 1888. Já o Sport Club Rio Grande, criado em 1900 no Rio Grande do Sul é oficialmente reconhecido pela CBF como o clube de futebol mais antigo em atividade no Brasil.