Campeonato Mundial de Clubes da FIFA: um divisor de águas do futebol mundial
Por: Jaílson Trindade
14/06/2025

O campeonato mundial de clubes da FIFA está desmistificando um grande dilema: afinal, quem tem os melhores times, brasileiros ou europeus? Pois bem, durante algumas décadas como a de 70, 80 e 90 o futebol brasileiro era regado de grande prestígio.Tínhamos os grandes craques como Pelé, Garrincha, Zico, Sócrates. Grandes times e seleções com títulos mundiais, como foi o caso do tricampeonato de 58, 62 e 70.

Nos anos 2000, com o processo da globalização que ocorreu no mundo, os times ficaram mais competitivos. E os europeus ainda mais fortes, já que poderiam montar times (que eram verdadeiras seleções), por conta do seu poderio financeiro.

Com o fortalecimento do futebol europeu e o jejum da seleção brasileira por títulos mundiais, que já perdura mais de 20 anos, o futebol brasileiro perdeu seu destaque e espaço. Até então, os times europeus eram tidos como superiores em relação aos times brasileiros.

Eis que este ano surge o Campeonato Mundial de Clubes da FIFA. Onde o mundo do futebol e toda a imprensa dava como certa a supremacia dos grandes times europeus como PSG, Bayern de Munique, Chelsea em cima dos brasileiros Flamengo, Palmeiras, Botafogo e Fluminense.

Só que quando a bola rolou a história foi totalmente diferente. Quando todos achavam que os representantes brasileiros não passariam da 1ª fase, nossos times fizeram jogos excelentes e todos eles avançaram às oitavas de final. Destaque para a vitória do Botafogo por 1 a 0, em cima do todo poderoso PSG.