Em 2024, o relatório “Monthly Report 95” do CIES apontou 1.338 brasileiros em atividade em ligas de 135 países estudados. Atualmente, 141 jogadores brasileiros estão inscritos em clubes estrangeiros no Mundial de Clubes da FIFA 2025, sendo o país com maior representatividade no torneio.
Diante desses números, não é difícil encontrar brasileiros fazendo gols decisivos em grandes torneios de futebol. Como foi o caso da vitória histórica do AL Hilal por 4 a 3, ontem (30), diante do todo poderoso Manchester City, onde os brasileiros Marcos Leonardo e Malcon marcaram 3, dos quatro gols do time, garantindo a classificação do Clube Saudita para às quartas de final do torneio.
Marcos Leonardo foi o grande destaque da partida, com dois gols. O primeiro, empatou a partida, no início do segundo tempo de jogo. Na prorrogação, com cãibra e já esgotado fisicamente, ele apareceu na área do City para aproveitar o rebote e marcar o gol da classificação da equipe à próxima fase da competição.
Marcos Leonardo, que subiu ao profissional em 2020, era considerado a principal sombra de Kaio Jorge naquele momento. Ambos chegaram a ser relacionados juntos em 33 partidas pelo Santos, com um retrospecto equilibrado: 12 vitórias, 7 empates e 14 derrotas. Mesmo com a concorrência, os dois deixaram suas marcas como artilheiros.
Agora para ser semi finalista do Mundial, o AL Hilal enfrenta o Fluminense na sexta-feira (4), às 16h (de Brasília), no Camping World Stadium, em Orlando, nos Estados Unidos.